sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

Rural Willys 1958 x 1960 ...

Um comparativo com dois alegres exemplares da Rural Willys. A azul é 1958 e representa o primeiro modelo -montada com base ainda no desenho da Jeep Station Wagon -produzido entre 1958 e 1959 no Brasil.
O primeiro modelo da Rural Willys recebia três possibilidades de cores: verde ou vermelho ou azul, sempre acompanhando a cor branco.
Já o segundo modelo é o mais conhecido, desenhada exclusivamente para a Willys Overland do Brasil sob a coordenação do renomado estilista automotivo Brooks Steven inaugurou o desenho que seria a marca da Willys brasileira, visto mais tarde também nos Aero Willys 2.600 , nos protótipos da marca e até mesmo nos primeiros Corcel. O desenho da Rural permaneceu inalterado até sair de linha em 1977, já com o rótulo Ford.
A primeira foto no alto é de um teste realizado pela revista Mecânica Popular em 1960.
As demais são de exemplares preservados por colecionadores, ambos na versão 4x2. Vale ressaltar que apesar da relativa grande quantidade de Rural produzida, ela possui versões bastante raras atualmente. Isso se deve ao fato de a grande maioria ter se acabado na função para qual eram destinadas: o trabalho. Outro fator é o uso das Rural para trilhas/off-road que a descaracterizam de sua aparência original, isso somado ao desinteresse dos colecionadores por esse nacional que é a cara da indústria de automóveis nacional dos anos sessenta.

14 comentários:

  1. Sempre alimentei,qdo mais novo, o sonho de ter uma dessas antigas(anterior a 59) e nunca consegui. Me satisfiz com com duas; uma 66 e uma 64, sensacionais, e uma picape 76 4 cil.
    Mas o grande show foi um Jeep 42.

    ResponderExcluir
  2. A '58 já conheço. Mas essa '60 é linda de-mais!!! Ainda hei de encontrar! Até onde sei, só o modelo 1960 saiu com "Rural" e "Willys", com todas as letras, na dianteira. Certo? Abração. TL

    ResponderExcluir
  3. Certo Linderberg. E aqui em Santo Antonio tinha uma dessas(da mesma cor, inclusive) sempre com o mesmo cidadão, mas como a garagem dele é precária e a pouco não pôde mais dirigir a vendeu em estado lamentável.
    Bem raras desse ano.

    ResponderExcluir
  4. Pra quem é fã de Willys, como eu, essa fotos chegam a emocionar. Que exemplares lindos! Só uma coreção: a modelo 1958 azul e branca é 4x4 e não 4x2 como foi dito, apesar das calotas induzirem a pensar assim. Vida longa aos Willys!
    Abraços,
    Paese
    jeepguerreiro.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Parabéns pela matéria! Devemos preservar e valorizar a história da indústria automobilística nacional, em especial da Willys Overland do Brasil que na década de 60 chegou a ser a primeira no ranking da indústria nacional na frente da Volkswagen e da DKV. Com relação as Rurais as duas são 4x4, as calotas dos dois modelos serviam também paras 4x4 observe-se que rurais 58 e 59 eram produzidas apenas na versão com tração nas 4 rodas, já em 1960 foram fabricadas também as de tração simples.

    ResponderExcluir
  6. essa rural ano 58 e para venda

    ResponderExcluir
  7. LINDAS AS RURAIS. ESTOU REFORMANDO UMA 64 4X4 PRECISO SABER ALGUNS DETALHES COMO COR ORIGINAL, A MINHA É AZUL E BRANCA, SE TINHA CALOTAS E POSIÇÃO DOS BOTÕES DO PAINEL.

    ResponderExcluir
  8. Olá,sou apaixonado por carros antigos e principalmente pelos da Willis Overland e gosto muito do jeep e da rural e se alguém quiser me mandar fotos e notícias sobre esses carros o meu email é: uilsonramalho@hotmail.com, um abraço e fiquem com deus.

    ResponderExcluir
  9. Senhores

    Com muita fé eu consegui um carro do ano que eu nasci, e levei tanta sorte que foi uma rural 1959, vermelha e Branca.
    Eu nào ando com ela nas ruas da minha linda cidade (Curitiba), nós desfilamos.
    Essa 1960 da foto é daqui da cidade também.
    Um abraço a todos.

    ResponderExcluir
  10. Adilson serafim Garcia1 de julho de 2011 às 10:56

    pois olhe e tenho uma 64 que estou restaurando e estou muito contente com ela e penso até em vender o outro carro de passeio para dar atenção exclusiva para a rural.Pois estou sentido que esta rolando um ciume entre os dois veículos.

    ResponderExcluir
  11. Alguém tem o contato do proprietário desta RURAL 1958 da foto, gostaria de falar com ele sobre este carro pois tenho uma PICK-UP do mesmo modelo.

    meu e-mail:folloya@gmail.com

    ResponderExcluir
  12. Desde criança amo de paixão o modelo Rural Willys , so recentemente consegui adquirir uma muito original 1969.Trocaria por uma mais antiga (1959 , meu ano de nascimento).
    Contatos: markinhosmartins@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  13. Tenho uma pra vender bicudinha 31 99289 0166 Amanda Lopes

    ResponderExcluir
  14. Tenho uma pra vender bicudinha azul. 31 99289 0166 amandalopes.botelho@gmail.com

    ResponderExcluir