segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

Tatos Garage ...02

Nas duas primeiras fotos, destaque para o maravilhoso Aero Willys 1962. Esse carro é originalíssimo, como se pode atestar pelas fotos. No Museu Anos Dourados, era exposto ainda com sua pintura de fábrica, de tão novo que é, porém, para estreiar o Tatos Garage, os colecionadores optaram por uma restauração para deixá-lo exatamente da maneira em que saiu da linha de montagem da WOB. Vale chamar a atenção para o fato de o interior do carro ser imaculado e também, de ostentar pneus faixa-branca nas medidas originais.
Com toda certeza, um dos melhores Aero existentes.
A bonita arquitetura interna do prédio do Tatos Garage deve ser observada nas fotos.Na foto abaixo, dois nacionais inéditos no acervo,e, na época das fotos, ainda em fase de finalização da restauração: DKW Fissore e Simca Rallye.Nessa foto acima, o recém restaurado Alfa Romeo 1967 faz companhia aos norte-americanos Plymouth Barracuda, Valliant e Oldsmobile. Já na imagem abaixo, o cenário é "Verde-Amarelo": Willys Interlagos, Aero Willys e Simca Rallye. Esse FNM 1967 foi comprado por foto de computador, teve de ser reconstruído por completo. Ficou impecável, exemplificando o rigor nas restaurações quanto a originalidade e qualidade.Simca Rallye 1964, calçada com raríssimas rodas Fumagalli cromadas, pneus S-400 competição, acessórios de época. Na foto abaixo, detalhe da barbatana de uma Rallye "OKm".Nas fotos abaixo, mais uma restauração: Dodge Charger R/T 1974, comprado com 60 mil Km's foi acordado de uma hibernação direto para uma restauração criteriosíssima, resultando em um exempplar em estado de OKm.

A coleção do Carlos Eduardo Wahrlich já foi apresentada em um outro museu, o Museu Anos Dourados, na cidade de Canela-RS. Inaugurado no dia 11 de Abril de 2001 em um prédio exclusivamente construído para essa finalidade. Se viu pequeno frente ao crescente número de automóveis e em contrapartida, diminuição de espaço para abrigá-los. Dessa forma, a solução encontrada foi de retornar todo o acervo para sua cidade natal, São Francisco de Paula, onde ergueu-se um novo prédio com grande área para acomodar o acervo dessa belíssima coletânea.

Nesse meio tempo, entre desmontar um museu, transportá-lo para uma nova sede, reorganizar e redecorá-lo, muitas mudanças ocorreram, à base de muito suor -diga-se. Mesmo com todo essa perturbação de um novo empreendimento, o Tato, juntamente com seu filho -Carlos Francisco Wahrlich- encontraram ainda disposição para adquirir novas unidades, executar a restauração em automóveis que estavam "estocados" e principalmente, realizaram uma nova restauração em diversos automóveis antes considerados bons ou bonitos para os padrões anteriores. Com essa empreitada, tudo OKm e no mais alto nível de perfeição! Esse entusiasmo do Tato que diz "parece ser minha missão" pode ser apreciado e admirado no museu Tatos Garage, com muitas novidades para que teve a oportunidade de conhecer o ex-Museu Anos Dourados.

As fotos apresentadas nessa postagem não referem-se ainda à exposição do Tatos Garage. Elas retratam o período de incubação do Museu. Os carros já estão "em casa", à espera da decoração e da inauguração. Que já aconteceu.

guilhermedicin@hotmail.com

7 comentários:

  1. Olá Guilhermme!
    Fiquei muito surpreso e impressionado com a qualidade dos carros nacionais apresentados até então, o Aero-bola na cor coral é fantástico, idêntico aos anuncios de fabrica que se apresentavam em revistas de época, muito raro de se vêr e o Simca Rallye me fêz lembrar o Simca de que meu irmão possuiu, mas este na côr grena metálico. O estado do Rio Grande do Sul está de parabéns novamente e não se deixou abater pela "tragédia" acontecida pelo fracasso proposital da ULBRA. Infelizmente aquí em São Paulo não é exemplo para ninguem, por que apesar de ter um numero considerável de coleções particulares estes não dividem com o publico, sómente em eventos tipo Aguas de Lindóia levam suas jóias para se exibirem em "clubes do Bolinha", uns querendo ser melhor que o outro em um puro exibicionismo. Tempos atrás algo de bom iria acontecer, mas não aconteceu...Seria criado um museu chamado primeiramente de Tendal da Lapa, um espaço aberto ao publico e aos clubes onde poderiam se reunir, mas a loucura insana de uma prefeita nordestina chamada de Erundina barrou tudo e quis transformar o local em um museu da cultura do nordestino que emigrou para a cidade de São Paulo e no final da triste história o local continua abandonado até hoje e os antigos só podem ser visto em encontros mensais e alguns nem de coleções particulares saem, são como quadros na parede onde só o proprietário tem o privilégio de observar, um egoismo descabido e a total falta de interesse das autoridades, um exemplo disso é o raro Puma 4Rodas na côr dourada, eu vi este raro esportivo sómente uma vêz em um evento quando pertência a um tal de Sr. Pinho,neste momento tirei umas fotos e o dono se mandou rapidinho, o carro foi vendido para um colecionador que fêz uma mega-coleção particular e nunca mais saiu, está enclausurado, as raras fotos que tirei neste rapido momento vejo circulando pela internet...
    Dario Faria

    ResponderExcluir
  2. Gui, que blog chiquérrimo, adorei!!!!!

    VocÊ está de parabéns!

    bjokas

    Lu
    (Luiza - prima)

    ResponderExcluir
  3. Muito legal ... Eu sei bem a dificuldade em tentar por um museu em pé ...

    A não visitação ao público de coleções particulares, em muitos casos, não se dá por capricho e esnobismo dos colecionadores, mas por absoluta falta de segurança pública !!!! Vc expõe a tua coleção e semanas depois alguém tenta assaltá-la ... Coisa de terceiro mundo mesmo ...

    Parabéns ao Tatos Garagem !

    Abraços,

    Badolato

    ResponderExcluir
  4. Olá Guilherme, parabéns por mostrar parte desse excepcional Museu Tato's Garage, do meu amigo Tato que conheço desde o começo dos anos 80.
    Foi meu grande referencial de como restaurar um veículos antigo, conhecedor profundo sobre os autos antigos europeus e USA, sabe como poucos cada detalhe original dos veículos antigos. Sua biblioteca sobre o assunto talvez seja a maior e mais completa do Brasil!!
    Seus autos são restaurados aos mínimos detalhes originais, inclusive cores e acessórios raríssimos de época.
    Para vc ter uma idéia do nível desse colecionador TODOS os autos que possui tem ampla bibligrafia sobre cada um, que vai desde os Owner Manual até folder de época e belos book dos dealers da época.
    Tive a honra de ser convidado para a inauguração do Museu no começo de dezembro 2009, e fique deslumbrado com os veículos, instalação e todo o bom gosto nos detalhes e enfeites do Museu.
    Uma aula de história do automóvel antigo!
    Tato é o meu guru e quem me ensinou as maioria das coisas que sei sobre o antigomobilismo.
    Parabéns ao Tato ao filho Cacá que é parceiro do pai em tudo inclusive no excelente trabalho que ele está fazendo na restauração dos veículos do Museu, apesar de jovem já sabe tudo tb.
    Não deixem de visitar o Museu Tato's Garage quando for no sul do país, fica perto de Canela e Gramado e a cidade é muito bacana e acolhedora.

    Paulo Guarino

    ResponderExcluir
  5. Por favor postem o endereço e se possível um mapa de situação.
    Parabéns aos visionários e apaixonados automobilistas pela bela iniciativa!

    ResponderExcluir
  6. Com o pouco de exemplares postados aqui, já deu para perceber a qualidade dos carros desse museu.
    Fiquei impressionado com o Aero 62 e o Simca Rallye 64.
    Um museu digno e de obrigatória visita, para quem aprecia carros antigos impecáveis.
    Parabens ao Tato.

    ResponderExcluir
  7. Como consigo encontrar o modelo de um mustang,1967 na co em que eu o tinha na época verde e com faixas douradas...?esse site é muito lindo,obrigado se puderem me ajudar agradeço.Edson Fernandes

    ResponderExcluir